
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |

Quem somos
Papo Preta é um projeto terapêutico voltado para a saúde e bem estar da mulher negra, com foco no cuidado da saúde mental.
Nosso objetivo é propiciar a construção de espaços que promovam saúde emocional e bem estar psicológico.
Um lugar de escuta, troca de experiências, construção de estratégias de enfrentamento e fortalecimento da autoestima, propiciando o empoderamento da mulher negra.
Missão
Promover ações para o empoderamento da mulher negra e a conscientização da importância de se unir o trabalho psicoterapêutico com a estética e cuidados com a beleza através do engajamento da sociedade civil, empresas e organizações.
Visão
Tornar-se referência no cuidado à saúde mental da mulher negra, através da união do trabalho psicológico ao estético, de beleza, cuidados com a saúde e bem-estar.
Desse modo, buscamos dar suporte à mulher negra no processo de integração do interior (autoestima, auto reconhecimento e desenvolvimento de habilidades sociais) com o exterior (beleza, estética, cabelo e moda) para o seu empoderamento.
Valores
Respeito; Diálogo; Transparência; Equidade; Responsabilidade Social.
Somos apartidários.
Trabalhamos para a melhoria da saúde física e mental da mulher negra.
Temos um plano de trabalho com encontros estruturados, para trabalharmos temas específicos relacionados ao bem estar psicológico da mulher negra.
Agimos local e pensamos no cenário nacional e mundial como um todo.

Quem faz o PapoPreta acontecer?

CLAUDINA DASMACENO OZÓRIO
Ao longo da sua trajetória como Psicóloga e pesquisadora, reconheceu o lugar social a ela reservado, enquanto mulher e negra, sentindo como foi negativo para a sua saúde mental, especialmente a autoestima. Assim, ficou ainda mais motivada em ser parte da mudança de paradigma, buscando modos de romper com lógicas opressoras, sendo uma das idealizadoras do Papo Preta. Desse modo, criou recursos para lidar com o sistema de crenças, relacionados aos negros no âmbito social, construindo uma metodologia própria para o atendimento dessa população.
Em suas palestras pelo Brasil tem falado sobre como o racismo pode afetar a saúde emocional do povo negro, discorrendo sobre a importância de todos, negros e não negros, se responsabilizarem com a construção de uma sociedade mais humana e saudável.
Em seu exercício como Psicóloga trabalha para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em mulheres, com dificuldades em adequar-se à vida social, mercado de trabalho e, especialmente em espaços de poder, como em empresas, universidades e empreendedorismo. Além disso, trabalha com grupos em empresas que possuem o objetivo de auxiliar os seus funcionários a desenvolverem seus projetos pessoais e profissionais.
FORMAÇÃO:
✓Psicóloga Clínica pela Puc-Rio
✓Mestre em Psicologia Clínica pela Puc-Rio.
✓Pós-graduanda em gênero, sexualidade e direitos humanos da FIOCRUZ.
✓Possui formação em Psicologia e Relações raciais no Instituto AMMA Psique e Negritude de São Paulo.
✓Possui formação em Aconselhamento em Dependência Química
✓Membro do grupo de pesquisa “Corporalidade” (sendo uma das temáticas o estudo da representatividade social do cabelo étnico)
no Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.
✓Membro do grupo "Psicólogos do Bem" da ABRAFH (Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas).
✓Ex-membro do grupo de pesquisa em “Família e Casal na contemporaneidade” no Departamento de Psicologia da PUC-Rio
JOBS:
✓Atende em Consultório Particular – Individual, Grupos, Família e Casal.
✓Uma das Coordenadoras do PapoPreta: Saúde e bem estar da mulher negra.
✓Palestrante
✓Psicóloga no Projeto Social Psicologia & Vida – Tijuca.
✓Diretora Administrativa da ABRAFH (Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas)
✓Trabalhou como Psicóloga na ONG Rede Postinho de Saúde Preventiva da Mulher na comunidade do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho.
✓Trabalhou como Terapeuta de Família, Casal e grupos no Setor de Dependência Química e Comportamental na Santa Casa de Misericórdia/ RJ.
✓Trabalhou como Terapeuta Externo na Clínica de Reabilitação em Dependência Química - Espaço Clif em Botafogo/ RJ
E-mails:
cdozorio@gmail.com / claudina.ozorio@fiocruz.br

SHENIA KARLSSON
A partir da sua vivência enquanto mulher e negra percebeu que ainda temos pouca representatividade em determinados lugares sociais, somos poucas ocupando determinados cargos e ainda somos associadas ao lado negativo das relações, como corpos desprovidos de afeto.
Em seu exercício da Psicologia Social ao longo dos anos, constatou a carência de uma intervenção Psicoterapêutica que atendesse demandas específicas das mulheres negras de comunidades carentes do Rio de Janeiro, considerando que a maior parte do público é composto por mulheres negras.
FORMAÇÃO
✓Mestranda em Estudos Africanos no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
✓Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia Clínica pela Puc-Rio,
✓Terapeuta Sistêmica de Família,
✓Terapeuta de casal,
✓Terapia de casais homoafetivos,
✓Psicóloga Social e de grupos, .
Psicoterapia focada em questões étnico raciais e de gênero
✓Ex membro participante do Laboratório de Experiências Feministas Negras: Ong Casa das Pretas.
Terapeuta de EMDR licenciada
✓Atende em Consultório Particular, Individual, Família e casal.
✓Uma das Coordenadoras do PapoPreta: Saúde e bem estar da mulher negra.
✓Trabalhou como Psicóloga na Casa Francisco de Assis, atendendo famílias em situação de risco na creche social Santa Clara
✓Trabalhou como Pesquisadora no Hospital Colônia juliano Moreira: Programa de Residências Terapêuticas
✓Trabalhou como Psicóloga na ONG Rede Postinho de Saúde Preventiva da Mulher,.
Consultora
Palestrante
E-mail
papopreta@gmail.com
Desenvolveu um trabalho baseado em representatividade como psicóloga e negra, sentiu que contribuía de forma significativa utilizando uma escuta apurada sobre experiências que só atravessam a mulher negra, podendo assim desenvolver formas de enfrentamentos construídas especialmente a esse público em específico.Refletiu sobre a necessidade de se pensar uma Psicologia crítica e de uma prática que busca acima de tudo compreender os processos de construção de negros na sociedade e das perturbações oriundas de lógicas opressoras.Sendo assim desenvolveu uma metodologia de intervenção baseada em práticas psicológicas, ancestralidade, processos históricos da população da diáspora africana e cultura negra.
A aderência por parte das pacientes ao trabalho obteve resultados surpreendentes provando que a identidade racial, a representatividade e principalmente estudos profundos sobre a temática do racismo são fundamentais na construção do bem estar e da saúde mental da mulher negra.
JOBS

PORQUE FAZEMOS?
"Enquanto esse era o referencial de sucesso, inteligência, beleza, elegância, entre outros aspectos positivos, o negro era mostrado relacionado à pobreza e malandragem, ou seja, inadequado para representar qualquer produto” (Loras, Alexandra, 2017).
Ao longo da história, os negros tiveram papel coadjuvante em diversos espaços. Sendo associados a características negativas do existir. A mulher negra sofre com as representações raciais e de gênero a ela destinados. Por vezes sendo associada a objeto de prazer e/ou sofrendo com a invisibilidade social .
O padrão de beleza aceitável destoa da realidade da sua cor de pele, tanto na mídia quanto na publicidade, o que afeta a sua saúde psicológica e produtividade.
Ainda convivemos com o racismo, afetando negativamente a saúde emocional das pretas.
Desse modo, nossa motivação de empreender essa iniciativa é principalmente a representatividade, nosso lugar de fala, transformar o que era objeto de estudo em vozes de suas próprias experiências e consequentemente possibilitar um lugar de acalento, acolhimento e alívio dos sofrimentos.
QUE TIPO DE PAPO É PRA VOCÊ
Um papo privado?
✓ Atendimento psicoterapêutico para mulheres, meninas, senhoras, homens e jovens negros, pardos e coloridos.
✓ Tratamento especialmente construído para atender suas necessidades, ambiente seguro onde a representatividade será o ponto cerne para o sucesso de seu tratamento. Psicólogas e pesquisadoras altamente qualificadas.
✓ A Terapia que você sempre quis.
Ah, um papo com as manas...
✓ Grupos Terapêuticos e de apoio baseados em instrumentos da Psicologia, Cultura da população negra, Ancestralidade, Dinâmicas e Vivências Terapêuticas. Um espaço de troca de experiências, de acolhimento e de fortalecimento da mulher negra.
✓ Escolha seu grupo e venha mergulhar nessa experiência incrível!
Um papo em grupo?
“Eu, mulher na sociedade contemporânea”
“ Mulheres em processo de separação”
"Afetividade e solidão da mulher negra"
"Saúde e bem estar da mulher negra"
"Estratégias de enfrentamento do racismo"
OFICINA PAPOPRETA de Beleza e Cultura
Quer viver uma experiência fantástica?
✓ O Papo Preta leva até o seu evento uma oficina de cultura e beleza negra.
Eventos culturais, sociais, festas de casamento, despedida de solteira, aniversários, camarotes, eventos VIP, festas de fim de ano, confraternização de empresas, dentre outros.
✓ Uma equipe formada por Psicólogas, maquiadores, turbanistas, trancistas e fotógrafo irá fazer do seu evento um momento inesquecível.
✓ Uma dinâmica divertida inicia o evento e depois as pretas, pardas,coloridas e brancas,
TODAS poderão aproveitar seu look e serem fotografadas e o material será divulgado em nossas redes sociais. Fale conosco e garanta já o sucesso do seu evento!
PALESTRAS e RODAS de CONVERSA
✓ Organização e participação em palestras e rodas de conversa sobre questões relacionadas à população negra, voltadas para o desenvolvimento pessoal e empoderamento especialmente das mulheres e meninas negras. Fazemos uma Clínica Pública onde os participantes do evento podem interagir conosco, deixando suas experiências, dificuldades e colaborações para o tema discutido e juntos construímos caminhos. Estivemos em Universidades como: PUC-Rio, Universidade Federal de Viçosa - UFV, FioCruz, UFRJ, UERJ, FASE Petrópolis (Faculdade de Medicina), ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), no Partido da Mulher Brasileira (PMB) etc...
✓ Nossas palestras tem como temas Intelectualidade do Povo Negro; Saúde mental da população negra; Estratégias de enfrentamento do racismo; Afetividade e Solidão da Mulher negra; As faces do racismo; Saúde e bem estar da mulher negra; Assédio e Adoecimento Psíquico na Pós-Graduação; dentre outros.
Quer receber uma de nossas Palestras, Encontros ou Roda de Conversa em sua Empresa,Universidade, Escola ou Associação Comunitária?
FALE CONOSCO!


vamos
reverberar

Vamos conversar
Rua Miguel Lemos 41 Copacabana
Rio de Janeiro, RJ Cep: 22071-000
Tel: (21)99296-3831/
(21) 98358-0411 (WhatsApp)
https://www.facebook.com/papopretamulheres